ROCHAS
⮑ Rochas são substâncias sólidas naturais formadas por um mineral ou mais.
Existem 3 tipos de rochas, são elas:
Magmáticas ➝ As rochas magmáticas, são as mais antigas do planeta e equivalem a 65% das rochas da superfície.
Essas rochas se formam a partir do resfriamento do magma. Quando o resfriamento ocorre na superfície terrestre, são chamadas extrusivas ou vulcânicas. Por conta do rápido resfriamento, apresentam cores escuras, textura vítrea e não formam cristais. Ex.: basalto e obsidiana . Já as rochas resfriadas no interior da Terra, são chamadas intrusivas ou plutônicas. Visto que são resfriadas dentro da Terra, isso ocorre lentamente, o que leva a formação de grandes cristais. Ex.: granito.
- Rochas de menor resistência
- Constituem 5% da crosta terrestre
- Formam aquíferos ➝ Aquífero guaraní
- Rochas porosas
- Possuem camadas
- Podem ser encontradas nos continentes ou oceanos.
- Rochas mais recentes
- Podem conter fósseis
Metamórficas ➝ São rochas sedimentares ou magmáticas que sofrem transformação em sua estrutura original.
Fatores do metamorfismo ➝ Temperatura, pressão, fluidos ➝ (H₂O , CO₂, ácidos). e tempo.
Esses fatores podem alterar a textura e composição mineralógica/química da rocha.
INTEMPERISMO ➝. O intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos ou biológicos responsàvel pela degradação/decomposição das rochas. No intemperismo físico, a ação dos ventos, neve, chuvas, rios e mares promove a abrasão ("raspagem") das rochas, podendo ocorrer também rachaduras nas rochas por causa de mudanças de temperatura. No intemperismo químico, pela ação de sais, água e substâncias produzidas por seres vivos, pode ocorrer a alteração dos minerais que compõem a rocha original ou o solo. No intemperismo biológico, a ação de organismos vivos pode alterar as características da rocha ou do solo (por exemplo, raízes de plantas quebrando rochas, fungos e bactérias alterando características químicas do solo).
Intemperismo físico |
Intemperismo físico |
Intemperismo físico |
Intemperismo químico |
Intemperismo químico |
Intemperismo biológico |
Intemperismo biológico |
EROSÃO ➝ Erosão é o processo de remoção de partículas do solo (deslizamento) e a formação de grandes canais. Ocorre na ausência de camada vegetal natural, que protege o solo da ação direta do Sol, do vento e da chuva, seja pela formação de um escudo protetor de folhagens sobre o solo ou pela retenção de partículas nas raizes. Assim, as particulas do solo, incluindo a camada rica em húmus e nutrientes, são transportadas pelo escorrimen- to da água para locais mais baixos, como rios, vales e lagos, empobrecendo o solo Com o passar do tempo, ocorre a formação de canais ou buracos ainda maiores, fenomeno conhecido como voçoroca. Quando a vegetação natural é substituída por plantas cultivadas, o solo fica menas protegido contra a erosão, pois essas fornecem poucas folhagens, e o sistema de raiz e incapaz de impedir o arraste do solo. Quando a vegetação é substituida por pastagens, ocorre o desgaste por compactação do solo devido ao pisoteamento excessivo, impedin- do a sobrevivência das raízes. A destruição das matas ciliares, cobertura vegetal localizadas as margens dos rios, representa outro problema. O solo arrastado pela água e pelo vento é depositado no curso da água, o que causa o assoreamento, intensificando os riscos de desmoronamento das margens de rios e lagos.
MINERAIS E MINÉRIOS
⮑ Minerais são substâncias inorgânicas naturais homogêneas, com fórmula química definida, podendo ser cristalinos ou amorfos.
Exemplos de minerais:
quartzo
feldspato
Minérios ➝ são considerados minérios quando a fabricação de produtos com vantagem econômica é realizada a partir de um mineral. Ex.: Ferro, ouro, estanho, níquel...
Comentários
Postar um comentário