Forma e Movimentos da Terra


FORMA E ESTRUTURA DA TERRA


 Desde muito tempo, estudos mostram a esfericidade da Terra, no entanto, algumas pessoas seguem acreditando que nosso planeta é um disco plano. Esse grupo de pessoas é chamado “Terraplanistas”. Essa mentalidade ocupa a cabeça das pessoas há muito tempo, algumas civilizações da Idade do Bronze e da Idade do Ferro do Oriente Médio possuíam este modelo no pensamento

No século 4 a.C. o conceito de Terra esférica já era aceito por boa parte dos filósofos gregos. Por volta de 350 a.C., Aristóteles formulou seus argumentos para prová-lo e relatou uma estimativa da circunferência da Terra, talvez de Eudoxo, de 400 mil estádios (cerca de 60 mil km). Arquimedes relatou que contemporâneos seus estimavam esse valor em 45 mil km

No século 3 a.C., Eratósthenes consegui provar a curvatura da Terra ao observar a incidência da luz solar em diferentes cidades. Em 21 de julho, o matemático observou que em Siena, em um horário onde o Sol estava em zênite (Sol a pino), ele poderia ser visto na água de um poço, sem qualquer indícios de sombra. No entanto, em Alexandria, uma cidade distante de Siena, com as mesmas condições, o Sol não estava no zênite, ou seja, ao erguer uma vara, a sombra do objeto se projetava ao seu lado. Se os raios de Sol que chegam a Terra são paralelos, esse fenômeno poderia apenas ser possível se a Terra fosse curva.

 Sendo assim, Eratósthenes contratou um bematista (pessoas treinadas para medir distâncias contando seus passos), com intuito de medir a distância de Alexandria até Siena.

O experimento que Eratóstenes fez revelou que a distância entre as duas cidades era de 800km. Com base nessa distância, ele foi capaz de calcular a circunferência da Terra, chegando a um valor muito próximo do aceito pelos cientistas hoje. Depois de calcular a distância, Eratóstenes aplicou seus conhecimentos de geometria.

 Esse feito notável de Eratóstenes é um exemplo primordial da aplicação da ciência e do método científico na prática. Ele observou um fenômeno natural, formulou uma hipótese sobre esse fenômeno, projetou e realizou um experimento para testar a hipótese, e finalmente interpretou os dados para chegar a uma conclusão.











Provas que Aristóteles encontrou sobre o formato da Terra

 ⮑  Com base em sua observação, Aristóteles juntou argumentos empíricos, com inteção de explicar o formato do planeta.

  
  1. Eclipses lunares ➝ Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Lua ou parte dela é escondida pela sombra terrestre, sendo visível a olho nu. Esse fenômeno ocorre quando a Terra encontra-se entre o Sol e a Lua em prefeito alinhamento. Outro evento responsável pelo tipo e duração do eclipse é quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital 





  2.  Aparição de constelações em cada hemisfério 
  3. Navios/Aviões se afastando ou se aproximando do porto/aeroporto 
  4. E como citado anteriormente, o experimento de Eratósthenes.



                      MOVIMENTOS DA TERRA       

               Rotação ➝ Movimento onde o planeta gira em torno de seu próprio eixo. A duração da rotação terrestre dura aproximadamente 24h, formando os dias e noites.
            
               Translação ➝ Os anos são resultado do giro da Terra em torno do Sol. Esse movimento tem duração aproximada de 365 dias e 6 horas. Com o passar de 4 anos, as 6 horas restantes formam um dia a mais no ano, este é o dia 29 de fevereiro. Anos com 366 dias, saõ chamados anos bixestos.
           
               Precessão dos equinócios ➝ Movimento cíclico realizado pela Terra ao redor do plano de sua eclíptica. Corresponde ao deslocamento circular efetuado pelo planeta em torno do eixo de sua eclíptica. Leva cerca de 25.780 anos.

               Nutação ➝ A influência da Lua sobre o planeta causa uma oscilação do eixo terrestre em torno da posição média de sua órbita. Pequena variação periódica no eixo rotacional e ocorre a cada 18 anos e 7 meses ou 18,6 anos.

Comentários